UNIOPERA

Patrocínio:

VIVALDI

AS QUATRO ESTAÇÕES

2025

São Paulo, 10, 11 e 12 de janeiro de 2025

Programa

Kleberson Buzo
PASSACAGLIA PARA CORDAS
Opus 9a

Antonio Vivaldi (1678-1741)

Concertos para Violino
AS QUATRO ESTAÇÕES
Il cimento dell’armonia e dell’invenzione opus 8

 

CONCERTO PARA VIOLINO N° 1 EM MI MAIOR RV 269
(La Primavera – A Primavera)
I – Allegro
II – Largo
III – Allegro

CONCERTO PARA VIOLINO N° 2 EM SOL MENOR RV 315
(L’Estate – O Verão)
I – Allegro non troppo
II – Adagio
III – Presto

CONCERTO PARA VIOLINO N° 3 EM FÁ MAIOR RV 293
(L’Autunno – O Outono)
I – Allegro
II – Adagio molto
III – Allegro

CONCERTO PARA VIOLINO N° 4 EM FÁ MENOR RV 297
(L’Inverno – O Inverno)
I – Allegro
II – Adagio
III – Allegro


ORQUESTRA ACADÊMICA DE SÃO PAULO

Solista
Kleberson Buzo
(violino)

Continuo
Rafael Cesério (violoncelo)
Rodrigo Garcia (cravo)





Vivaldi escreveu os quatro concertos para violinio conhecidos como As Quatro Estações baseados em quatro sonetos demonstrativos, que descrevem, a cada um dos movimentos, os episódios musicais executados pelo violino solista e pela orquestra.

Apresentamos aqui os quatro poemas, de autoria desconhecida, utilizados como inspiração para a composição da obra. A tradução do italiano foi feita por Maria Fernanda Cidrais, por interveniência da Fundação Calouste Gulbenkian

Primavera
 
 
Allegro
Giunt’e la Primavera e festosetti
La Salutan gl’Augei con lieto canto,
E i fonti allo Spirar de’Zeffiretti
Con dolce mormorio Scorrono intanto:
 
Vengon’ coprendo l’aer di nero amanto
E Lampi, e tuoni ad annuntiarla eletti
Indi tacendo questi, gl’Augelletti
Tornan’ di nuovo al lor canoro incanto:
 
Largo
E quindi sul fiorito ameno prato
Al caro mormorio di fronde e piante
Dorme ’l Caprar col fido can’ a lato.
 
Allegro
Di pastoral Zampogna al suon festante
Danzan Ninfe e Pastor nel tetto amato
Di primavera all’ apparir brillante.
Allegro
Chegou a Primavera e alegremente 
Saúdam‐nos os pássaros com jubiloso canto 
E as fontes ao suspirar da brisa
Vão correndo com doce murmúrio 
 
Cobre‐se o céu com um negro manto 
Relâmpagos e trovões vêm anunciá‐la 
E calando‐se estes, voltam os pássaros 
De novo com o seu sonoro encanto 
 
Largo
E assim, no florido e ameno prado
Ao murmúrio suave de frondes e plantas 
Dorme o pastor com o cão fiel a seu lado. 
 
Allegro
Ao som festivo da pastoral gaita‐de‐foles 
Dançam ninfas e pastores quando
A Primavera surge com todo o esplendor. 
Verão
 
 
 
Allegro non troppo
Sotto dura Staggion dal Sole accesa
Langue l’uom, langue ’l gregge, ed arde il Pino;
Scioglie il Cucco la Voce, e tosto intesa
Canta la Tortorella e ’l gardelino.
 
Zeffiro dolce Spira, ma contesa
Muove Borea improviso al Suo vicino;
E piange il Pastorel, perche sospesa
Teme fiera borasca, e ’l suo destino;
 
Adagio
Toglie alle membra lasse il Suo riposo
Il timore de’ Lampi, e tuoni fieri
E de mosche e mosconi il Stuol furioso.
 
Presto
Ah che purtroppo i Suo timor Son veri,
Tuona e fulmina il Ciel e grandinoso
Tronca il capo alle Spiche e a’ grani alteri.
Allegro non troppo
Sob o inclemente sol de Verão
Elanguesce o homem e o rebanho, e arde o pinheiro; 
O cuco solta a voz, e logo a seguir
Cantam a columbina e o pintassilgo. 
 
Sopra o zéfiro suave, mas de repente 
Bóreas desafia o seu vizinho;
E chora o pastor porque, indeciso, 
Teme feroz tormenta e o seu destino; 
 
Adagio
Priva os membros cansados do repouso
Com medo dos relâmpagos e trovões desencadeados 
E dos ataques enfurecidos de insetos e moscardos. 
 
Presto
Ah, como os seus temores são bem fundados, 
Troveja e relampeja o céu e o granizo
Corta a cepa às espigas e aos grãos altivos. 
 
 
Outono



Allegro
Celebra il Vilanel con balli e Canti
Del felice raccolto il bel piacere
E del liquor de Bacco accesi tanti
Finiscono col Sonno il lor godere.
 
Adagio molto
Fa’ ch’ ogn’uno tralasci e balli e canti
L’aria che temperata da piacere,
E la Staggion ch’ invita tanti e tanti
D’un dolcissimo Sonno al bel godere.
 
Allegro
I cacciator alla nov’ alba a caccia
Con corni, Schioppi, e canni escono fuore
Fugge la belva, e Seguono la traccia;
 
Gia Sbigottita, e lassa al gran rumore
De’ Schioppi e canni, ferita minaccia
Languida di fuggir, ma oppressa muore.
Allegro
Celebra o camponês com danças e canções 
A alegria das colheitas felizes
E muitos deles rubros com o licor de Baco 
Acabam a dormir após a festa. 
 
Adagio Molto
Todos deixam de cantar e de bailar 
Já que o ar temperado é agradável
 E a estação convida tanta gente
A repousar em suave sono. 
 
Allegro
De madrugada os caçadores partem 
Com as suas trompas, espingardas e cães 
Foge a fera e seguem-lhe o rastro; 
 
Aterrorizada e cansada com a agitação
Das espingardas e cães, ferida, 
Ameaça, desfalecida, a escapar; mas exausta, morre.
 

Inverno



Allegro
Agghiacciato tremar tra nevi algenti
Al Severo Spirar d’orrido Vento,
Correr battendo i piedi ogni momento;
E pel Soverchio gel batter i denti;

Adagio
Passar al foco i di quieti e contenti
Mentre la pioggia fuor bagna ben cento,

Allegro
Caminar Sopra il giaccio, e a passo lento
Per timor di cader gersene intenti;

Gir forte Sdruzziolar, cader a terra
Di nuovo ir Sopra ’l giaccio e correr forte
Sin ch’ il giaccio si rompe, e si disserra;

Sentir uscir dalle ferrate porte
Sirocco Borea, e tutti i Venti in guerra
Quest’ e ’l verno, ma tal, che gioja apporte. Allegro
Álgido, tremer entre neves geladas
Com o forte soprar de um vento terrível
Correr batendo com os pés todo o momento
E bater os dentes pelo excesso de frio

Adagio
Passar perto do fogo os dias calmos e felizes
Enquanto a chuva lá fora molha tudo e todos,

Allegro
Caminhar sobre o gelo com passos lentos
Andando com cuidado para não cair;

Girar depressa, escorregar, cair por terra
De novo ir sobre o gelo e correr rápido
Até que o gelo quebra e se abre;

Sentir sair das portas de ferro
Os ventos sul e norte e todos os ventos em fúria
Assim é o Inverno, mas que alegria nos dá!

ORQUESTRA CIA. UNIOPERA

(Orquestra Acadêmica de São Paulo)

Violinos
Kleberson Buzo (spalla)
Leandro Dias (spalla)
Samuel Dias
Daniel Moreira
Thaís Morais
Ricardo Bem-Haja
Renan Barbosa
Tiago Paganini
Liliana Chiriac

Violas
Thiago Vieira
Elisa Monteiro
Sarah Nascimento

Violoncelo
Rafael Cesario
Camila Hessel
Camila Rocha

Contrabaixo
Thiago Hessel

Cravo(contínuo)
Rodrigo Garcia
Instrumento: << Aleluia >> (2017) de autoria de
Maren Gehrts de Ambrosis Pinheiro Machado

PATRONOS DA ASSOCIAÇÃO CORAL DA CIDADE DE SÃO PAULO

Adda Brito Malagodi
Adriana Lagrasta
Affonso Risi Junior
Alex Castilho
Claudia Sibylle Dornbusch
Clayton Bispo
Cleusa Evangelista de Oliveira
Cristian Holovko
Eliane Becker
Fabio A. P. Andrade
Federica Melica
Ivan Jacopetti do Lago
José Carlos Belfort Furia
José Roberto Correa
Joya Emilie de Menezes Correia-Deur
Lilian Massari
Lívia Keila Mund Susemihl
Luciana Visconti Domingues
Mariana Alcantara Rodrigues de Moraes
Miriam Ferreira Veiga
Newton Sant Anna
Rosa Marina Avilla
Sandra Stech
Silvana Alves Passos de Paula
Solange Cardoso
Tânia Maria Moraes
Valdecir Rosa dos Santos
Walkyria da Costa Bombonato

EQUIPE ARTÍSTICA E DE PRODUÇÃO

Direção artística
Luciano Camargo

Diretora de comunicação
Irani Celestino

Administração e finanças
Fábio Andrade

Assistente administrativo
Maxwell Inglese Denardi

Assessoria de projetos
Mariana Lopez

Assessoria de imprensa
Patricia Galindo

Fotografia
Andréa Camargo

A Harmonia das Estações: um chamado à conscientização ambiental.

Assim como em As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi, a natureza apresenta uma sinfonia perfeita, onde cada elemento desempenha seu papel em equilíbrio e harmonia. O canto dos pássaros na primavera, o calor vibrante do verão, o sopro das folhas no outono e a serenidade do inverno compõem a melodia da vida, que nos inspira e emociona.

No entanto, este concerto da natureza encontra-se ameaçado pelas ações humanas. O desmatamento, a poluição e o desperdício silenciam a harmonia que tanto nos encanta. Precisamos agir agora para preservar as estações e todo o ecossistema que elas sustentam.

Que esta apresentação seja um convite à reflexão: assim como na música, podemos compor uma nova melodia para o planeta. Cada gesto conta – reduzir o consumo de plásticos, optar por fontes de energia renováveis, plantar árvores e reciclar são notas de uma composição mais sustentável.

A natureza é a grande maestra do espetáculo da vida. Cuidar dela é garantir que as futuras gerações possam continuar ouvindo a sua música. Vamos juntos transformar consciência em ação e devolver à Terra a harmonia que ela merece.


Os concertos As Quatro Estações realizados no Teatro B32 e
esta edição revisada do texto são uma produção da

R. Vespasiano, 32 – Lapa – São Paulo – SP

www.coralsp.org.br
www.uniopera.org.br

Diretoria Executiva

Adda Brito Malagodi
Presidente

Inês Moutinho
Vice-presidente

Irani Celestino
Diretora de produção e comunicação

Fábio Andrade
Diretor administrativo e financeiro

Pádua Fernandes
Secretário Geral

Expediente

Luiz Manuel
Produtor

Maxwell Inglese Denardi
Assistente administrativo

2025

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