UNIOPERA encerra 2023 com público recorde

Grupo retoma temporada em fevereiro, com La Stravaganza – Vivaldi

São Paulo, 30 de novembro de 2023 – A UNIOPERA (Associação Coral da Cidade de São Paulo) encerrou a temporada de Carmen no último dia 27 e, com ela, as apresentações de 2023. O saldo não poderia ser melhor: 10 mil espectadores assistiram à montagem e garantiram um recorde de público para a entidade. Ao todo, 26 mil pessoas prestigiaram o trabalho da companhia ao longo do ano. Além da tragédia escrita por Georges Bizet, foi realizada também uma nova produção da ópera La traviata, de Giuseppe Verdi, e os concertos Requiem, de Wolfgang A. Mozart e a Paixão segundo S. João, de J. S. Bach.

O coro acompanhou o bom momento da UNIOPERA. Desde a sua fundação, em 2002, mais de 2 mil pessoas já tomaram parte do coral comunitário e de seus cursos de teoria musical, solfejo e técnica vocal, oferecidos gratuitamente para participantes de todas as idades, profissões e interesses.

“Esses números são o resultado de um trabalho que exigiu de nós muita perseverança e resiliência, após um período de ausência ou redução drástica de público em todos os setores da cultura, por causa da pandemia”, afirma Luciano Camargo, diretor artístico da UNIOPERA. “Não por acaso, iniciamos nossa temporada com o Réquiem de Mozart, uma homenagem às pessoas queridas que não estão mais conosco. Seguimos com a nossa missão de formar público em música de concerto e ópera e ficamos muito felizes em ver essa crescente a cada montagem, a cada récita.”

Mas a pausa da UNIOPERA será curta. A equipe já está organizando um novo espetáculo, o concerto cênico La Stravaganza – Vivaldi. A estreia está prevista para fevereiro no Teatro Bradesco e apresentará os Concertos para violino op. 4 “La Stravaganza”, tendo o spalla Kleberson Buzo como solista à frente da Orquestra Acadêmica de São Paulo.

A apresentação das obras será entremeada pela atuação do ator Henrique Mello, que interpretará o compositor Antonio Vivaldi, apresentando para o público as confissões de sua conturbada vida como clérigo e professor do Ospedale della Pietà de Veneza, em especial sua paixão pela cantora Anna Girò, que será interpretada pela soprano Marly Montoni, que encerrará o concerto cantando a ária Agitata da due venti. Os ingressos já estão à venda por meio desse link: https://uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/vivaldi-la-stravaganza-12425

Sobre a UNIOPERA

A UNIOPERA (Associação Coral da Cidade de São Paulo) é uma entidade não-governamental sem fins lucrativos dedicada à difusão da ópera, da música de concerto e do canto coral. São mais de 20 anos de tradição, realizando montagens nas principais salas de espetáculo no estado de São Paulo. Desde 2016 realiza regularmente temporadas de concertos sinfônicos e óperas no Teatro Bradesco, em São Paulo.

Desde sua fundação, em 2002, mais de 2 mil pessoas já tomaram parte do Coral da Cidade de São Paulo e de seus cursos de teoria musical, solfejo e técnica vocal, oferecidos gratuitamente para participantes de todas as idades, profissões e interesses. A entidade, constituída juridicamente desde 2009, possui atualmente centenas de associados e participantes de suas atividades artísticas e formativas.

A UNIOPERA é pioneira em produções independentes na área da música de concerto e ópera, e realiza espetáculos de grande porte fora do circuito estatal, com a participação voluntária por meio de um coral comunitário, inspirado no modelo da “Wiener Singverein” (União Vienense de Canto).

Informações para a imprensa:

Convescote Comunicação | Patrícia Galindo

E-mail: convescote@convescotecom.com | Whatsapp: 11 9 9122-6333

Rolar para cima